28 de novembro de 2009

ARIANO SUASSUNA ENCERRA A 11ª MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURA EM FORTALEZA.

        O encerramento da 11ª Mostra Sesc Cariri de Cultura aconteceu no dia 26 de novembro e contou com a participação do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna. Com uma aula espetáculo, que durou menos de duas horas, Suassuna encheu o Cine São Luis de risos e aplausos.
        Pedindo perdão pela característica voz rouca, o escritor paraibano falou sobre momentos curiosos de sua vida, como o prazer que tinha em ir ao circo na infância e de sua paixão pela leitura. “Eu viajava pelos livros. Foi assim que eu conheci a Espanha, Portugal... Mas eu nunca saí do Brasil e nem quero”, afirmou Suassuna.
        Ele comentou que não sabe como sua esposa (que estava na platéia) ainda aguenta ouvir fielmente suas aulas, já que nem ele as tolera mais. Falou também sobre o cearense Leonardo Mota, autor de Violeiros do Norte, livro de folhetos que deu base para a criação de O Auto da Compadecida. Dono de uma memória admirável, Suassuna recitou, durante alguns minutos, uma bela história e finalizou mostrando quatro vídeos com danças com traços da cultura indígena, negra e elementos do frevo.
        A aula espetáculo, que mais pareceu uma conversa descomprometida em mesa de bar, deu um tom muito familiar ao público que ouvia aquelas palavras. Com muita simplicidade e um ar sereno de quem conta histórias, Suassuna compartilhou suas experiências e seu parecer crítico sobre diversos assuntos ligados à cultura popular.



Caricatura feita por Danilo Castro.

Veja também:
FORTALEZA E A MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURA.

2 comentários:

Felipe disse...

queria ter ido, mas tava em aula.

Hannah Abraão disse...

Amei a caricatura que o Danilo fez!!!

Postar um comentário