14 de novembro de 2009

DO CAVACO À REMIXAGEM

        O Campus do Pici vivenciou nos últimos dias momentos de êxtase em que alunos, ex-alunos, futuros alunos e nunca-alunos presenciaram shows inesquecíveis, como o do carioca Daniel Gonzaga e o dos pernambucanos da Cascabulho. E, na última sexta-feira (13/11), o encerramento do II Festival de Cultura da UFC não poderia ter recebido músicos mais especiais.
        A festa começou numa mistura de cores e ritmos com os Batuqueiros da Caravana Cultural e acabou com o show vibrante do Mundo Livre S.A., que já tem seu público cativo no estado cearense. Mas, sem dúvidas, a grande surpresa da noite foi o baiano Lucas Santtana.
        Por volta das oito horas, após os batuques da Caravana e com o palco já montado pro seu show, Lucas pegou o microfone e conquistou a platéia com A Natureza Espera, do seu terceiro álbum, 3 Sessions in a Greenhouse, e, em seguida, pedindo as pessoas para se aproximarem do palco e dançarem.
        Numa mistura de funk carioca com samba, bossa, reggae, dub, e muito mais, Lucas Santtana dançou e cantou Super Violão Mashup e Cira, Regina e Nana, do seu novo disco, Sem Nostalgia. Passando do violão ao cavaquinho, o músico fez a galera sambar com Amor em Jacumã.
        Brincou com o som de Michael Jackson, animou o público com Lycra-Limão, Tijolo a Tijolo, Dinheiro a Dinheiro, além de outras do seu novo álbum. O artista finalizou o show com Positive Vibration, do lendário Bob Marley, deixando clara sua natureza eclética, de quem gosta é de música e ponto.
        A formação de sua banda já mostra que aquilo que faz é algo único. Além do baixo, bateria e guitarra, há também um tecladista e um DJ e, em meio a isso tudo, uma iluminação que brinca com a diversidade de ritmos, levando à platéia uma energia forte, de uma música que é feita da mistura de Brasil com Mundo.
        Lucas Santtana implodiu a noção de música daqueles que o assistiram ontem à noite e apresentou a eles novas formas de se pensar a cultura na contemporaneidade.




Fotos por Hélio Creston.

Mais sobre Lucas Santtana:
ENTREVISTA COM LUCAS SANTTANA.
LUCAS SANTTANA E OS MUITOS SONS DO VIOLÃO.
LUCAS SANTTANA VEM AÍ!

8 comentários:

Cinara Sá disse...

Lendo isso, sinto que realmente perdi por não ter ido. Mas pelo que vocês já escreveram, ele deve voltar mais vezes por aqui, né? :)

jul disse...

O show realmente foi maravilhoso! Caravana Popular e mundo livre também! Tomara que tenham mais shows em Fortaleza. :D

ótima matéria!

Klycia Fontenele disse...

lendo a matéria, deu vontade de ver o show, mas já que perdi, vcs teriam fotos?

Liana disse...

Cheguei no meio do show do Lucas Santana, mas a parte que vi foi realmente boa. Já Mundo Livre S/A nem se fala, ne.

Mário disse...

Muito interessante a iniciativa da universidade, naturalmente com o intusiasmo dos estudantes, em promover esse festival. Parabéns também a vcs desse blog pela coragem da imersão na seara da cultura. Um beijo!

isabela bosi disse...

Klycia, temos muitas fotos sim, além de vídeos e entrevistas! Fica ligada, que logo logo postaremos. :)

Cinara, Jul e Mário, valeu pelos comentários! Que bom que gostaram, continuem vindo aqui que ainda vai rolar muita matéria bacana.

Beijos,

Isabela Bosi - Implosão Cultural

Alexandre disse...

Pena que eu perdi o show do Lucas Santana, cheguei muito tarde, mas Mundo Livre foi muito bom, parabéns pelo Implosão Cultural,todo mundo gosta de conhecer bons artistas.

beijão.

Anônimo disse...

O Blog ficou muito legal!!!!Parabéns à euqipe;fiquei com muita vontade de ir aos shows comentados...quem sabe na próxima?

Postar um comentário